As fontes mais comuns utilizadas para geração de energia são a térmica (Carvão, Óleo, Gás), nuclear e a hídrica, essas fontes de energia trazem impactos significativos não apenas na natureza, mas em toda a sociedade.

Por exemplo, a maior parte da energia utilizada nas atividades humanas se origina na queima de combustíveis fósseis: no mundo a principal fonte de geração de energia elétrica é o carvão e nas indústrias os derivados de petróleo são muito utilizados. Toda essa queima de combustíveis fósseis emite grande quantidade de gases de efeito estufa que num ritmo acelerado causa grande desequilíbrio na vida da terra, uma vez que resulta em um aquecimento acima do tolerável na temperatura média do planeta.

Atualmente nota-se que a procura por fontes de geração de energia, em especial energia limpa que não tragam impactos à natureza, tem aumentado, em especial a energia eólica e a fotovoltaica que possuem insumos em abundância na natureza e só necessitam de equipamentos capazes de realizar a conversão de energia.

A geração de energia solar no mundo hoje está em torno de 480,3 GW com um potêncial de 2351 GW
No brasil este modelo de geração representa apenas 1,5 % da matriz energética, tendo um potencial aproximado de 13 GW projetado para o ano de 2026.
Abaixo algumas informações interessantes do setor.


Fonte: https://www.absolar.org.br/mercado/infografico/